ESTUDO SOBRE A EUCARISTIA

Olhar a Renovação Carismática Católica é encantador, fazer parte dela é algo extraordinário, sobretudo porque podemos sentir neste Movimento pós-conciliar o amor pela Santa Eucaristia, característica impar daqueles que vivem a essência do catolicismo e, aqui, diga-se de passagem, procuramos vivê-lo em sua plenitude, já que a “RCC nasceu da Igreja e para a Igreja, por obra do Espírito” Santo Papa João Paulo II.


Deste modo, vejamos o que nos fala a Mãe Igreja, a partir de alguns documentos.

APROFUNDAMENTO SOBRE A EUCARISTIA

“Isto é o meu corpo que será entregue por vós”. Lucas 22, 19

“São Cirilo assim declara: Não perguntes se é ou não verdade; aceita com fé as palavras do Senhor, porque Ele, que é verdade, não mente”.

1. CONCÍLIO DE TRENTO – (1545-1563) – SESSÃO XIII – DECRETO SOBRE A SANTÍSSIMA EUCARISTIA

O modo da instituição – 875. Nosso Salvador, tendo que se afastar deste mundo para o Pai, instituiu este sacramento no qual parece ter derramado as riquezas de seu divino amor para com os homens ... (Lc 22, 7-23; Mt 26, 17-29; Mc 14, 12-25)

A excelência da Eucaristia sobre os outros sacramentos – 876. A Santíssima Eucaristia tem de comum com os demais sacramentos a ser o símbolo de uma coisa sagrada e a forma visível da graça invisível. A sua excelência e singularidade estão em que os outros sacramentos só têm a virtude de santificar, quando alguém faz uso deles, ao passo que na EUCARISTIA ESTÁ O PRÓPRIO AUTOR DA SANTIDADE, antes de qualquer uso.

A Transubstanciação – 877. Uma vez, porém, que Cristo Nosso Redentor disse que aquilo que oferecia sob a espécie de pão era verdadeiramente o seu corpo (Mt 26, 26; Mc 14, 22 ss; Lc 22, 19 ss; l Cor 11, 24 ss.), sempre houve na Igreja de Deus esta mesma persuasão, que agora este santo Concilio passa a declarar: Pela consagração do pão e do vinho se efetua a conversão de toda a substância do pão na substância do corpo de Cristo Nosso Senhor, e de toda a substância do vinho na substância do seu sangue. Esta conversão foi com muito acerto e propriedade chamada pela Igreja Católica de transubstanciação.

Culto e veneração que se devem tributar à Eucaristia – 878. Não há dúvida alguma de que todos os fiéis de Cristo, segundo o costume que sempre vigorou na Igreja, devem tributar a este Santíssimo Sacramento a veneração e o culto de adoração, que só se deve a Deus. Nem se deve adorá-lo menos pelo fato de ter sido instituído por Cristo Senhor Nosso como alimento. Pois cremos estar nele presente aquele mesmo, do qual o Eterno Pai, ao introduzi-lo no mundo, disse: Adorem-no todos os anjos de Deus (Hb l, 6; SI 96, 7) e a quem os Magos, prostrando-se, o adoraram (Mt 2, 11), aquele, enfim, do qual a Escritura testifica: os Apóstolos adoraram-no na Galiléia (Mt 28, 17). Declara mais o santo Concilio que, com muita piedade e religião, foi introduzido na Igreja este costume de celebrar-se todos os anos com singular veneração e solenidade, em dia festivo particular.

O devido respeito para com a Eucaristia – 880. ... quanto maior for o conhecimento de um homem cristão a respeito da santidade e divindade deste celestial sacramento, com tanto maior cuidado se deve adorá-lo.

O devido reconhecimento de Cristo na Eucaristia – 883. Se alguém negar que no Santíssimo Sacramento da Eucaristia está contido verdadeira, real e substancialmente o corpo e sangue juntamente com a alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo, e por conseguinte o Cristo todo, e disser que somente está nele como sinal, figura ou virtude — seja excomungado.

885. Se alguém negar que no venerável Sacramento da Eucaristia, debaixo de cada uma das espécies e debaixo de cada parte dessas espécies, a quando elas se dividem, está presente o Cristo todo — seja excomungado.

886. Se alguém disser que no admirável sacramento da Eucaristia, depois da consagração, não estão o corpo e o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas somente no uso, quando se recebe, e não antes nem depois; e que nas hóstias ou partículas consagradas, que se guardam ou sobram depois da comunhão, não permanece o verdadeiro corpo do Senhor — seja excomungado.

888. Se alguém disser que não se deve adorar com culto de latria também externo o Unigênito Filho de Deus no santo sacramento da Eucaristia; e que por isso também não se deve venerar com festividade particular, ... ou que não se deve expor publicamente ao povo para ser adorado, e que seus adoradores são idólatras — seja excomungado .

2. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA– 1322 A 1419 (SACRAMENTO DA EUCARISTIA)

Fonte e ápice da vida eclesial – 1324. A Eucaristia é a Fonte e Ápice de toda a vida cristã. Os demais sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e tarefas apostólicas, se ligam a sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Pois a santíssima Eucaristia contém todo o bem espiritual da Igreja, a saber, o próprio Cristo, nossa Páscoa.

Eucaristia Sacramento dos Sacramentos – 1330. ... Toda liturgia da Igreja encontra seu centro e sua expansão mais densa na celebração deste sacramento; é no mesmo sentido que se chama também celebração dos Santos Mistérios. Fala-se também do Santíssimo Sacramento, porque é o Sacramento dos Sacramentos.

Jesus nos espera neste sacramento do amor – 1380. A Igreja e o mundo precisam muito do culto Eucarístico. Jesus nos espera neste sacramento do amor. Não regatemos o tempo para ir encontrá-lo na adoração, na contemplação cheia de fé e aberta e reparara as faltas graves e os delitos do mundo. Que a nossa adoração nunca cesse. JP II

A visita ao Santíssimo Sacramento é uma prova de amor – 1418. Visto que Cristo mesmo está presente no Sacramento do altar, é preciso honrá-lo com o culto de adoração. “A visita ao Santíssimo Sacramento é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com o Cristo, nosso Senhor.”

Continua... (Aguarde a continuação dessa formação)
 
Vicente de Paulo dos Santos

Coordenador Diocesano da EPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário