ESTUDO SOBRE A EUCARISTIA, CONTINUAÇÃO...

3.DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL DA ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA (15/08/03)

O culto de adoração a Santíssima Eucaristia – 208. Multipliquem-se momentos especiais de adoração e de louvor à Santíssima Eucaristia, realizando Exposições solenes, Horas Santas, Bênçãos ao Santíssimo Sacramento.

209. Os Pastores da Igreja incentivem os fieis a reconhecerem no dia a dia a presença real de Cristo na Eucaristia, dando sentido aos gestos de genuflexão ao Santíssimo Sacramento ao entrar e sair da Igreja, ou Capela do santíssimo, quando houver adoração silenciosa às sagradas espécies conservadas nos sacrários.

211. Cuide-se que o Templo e de modo especial, a Capela do Santíssimo Sacramento sejam respeitados como lugares sagrados, propiciando clima de silêncio e oração, especialmente para a reverência devida ao Santíssimo Sacramento.

A Exposição da Santíssima Eucaristia – 215. O ministro ordinário da exposição do Santíssimo Sacramento é o sacerdote ou o diácono que, no fim da adoração, antes de repor o Sacramento, abençoa com ele o povo. Na ausência do sacerdote ou do diácono, ... poderão expor publicamente a Santíssima Eucaristia para adoração dos fiéis e depois repô-la o Acólito instituído e outro Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão. A estes não é permitido, no entanto, dar a benção com o Santíssimo Sacramento.

217. Pela devida segurança e respeito devidos ao Santíssimo Sacramento, nunca será permitido apresentá-lo, seja no cibório ou no ostensório, para toques e beijos dos fieis.

Ritual da benção da Santíssima Eucaristia – 218. O Ritual da Benção do Santíssimo Sacramento propõe os seguintes momentos que deverão ser sempre respeitados na celebração: Exposição, Adoração, Benção e Reposição.

Adoração da Santíssima Eucaristia – 221. Durante a exposição, as orações, cantos e leituras devem ser organizadas de tal modo que os fiéis, recolhidos fervorosos na oração, se dediquem ao Cristo Senhor. Para favorecer a oração interior usar-se-ão leituras da Sagrada Escritura com Homilia ou breves exortações que despertem maior estima pelo Ministério Eucarístico. Convém ainda que os fieis respondam a palavra de Deus por meio do canto. É conveniente que os momentos apropriados se guarde um silêncio sagrado.

4. ECLESIA DE EUCARISTIA(17/04/2003) – SOBRE A EUCARISTIA NA SUA RELAÇÃO COM A IGREJA

10. ... Mais ainda, em muitos lugares, é dedicado amplo espaço à adoração do Santíssimo Sacramento, tornando-se fonte inesgotável de santidade. A devota participação dos fiéis na procissão eucarística da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é uma graça do Senhor que anualmente enche de alegria quantos nela participam. De fato, há lugares onde se verifica um abandono quase completo do culto de adoração eucarística. Num contexto eclesial ou outro, existem abusos que contribuem para obscurecer a reta fé e a doutrina católica acerca deste admirável sacramento. Às vezes transparece uma compreensão muito redutiva do Mistério Eucarístico.

25. ... É bom demorar-se com Ele e, inclinado sobre o seu peito como o discípulo predileto (Jo 13, 25), deixar-se tocar pelo amor infinito do seu coração. Se atualmente o cristianismo se deve caracterizar sobretudo pela arte da oração, como não sentir de novo a necessidade de permanecer longamente, em diálogo espiritual, adoração silenciosa, atitude de amor, diante de Cristo presente no Santíssimo Sacramento? Quantas vezes, meus queridos irmãos e irmãs, fiz esta experiência, recebendo dela força, consolação e apóio.

5. CARTA APÓSTOLICA(07/10/2004) – PARA O ANO DA EUCARISTIA – OUT/2004 A OUT/2005

Estou convosco todos os dias – 16. ... A Eucaristia é o mistério da presença, por meio do qual se realiza de modo absoluto a promessa de Jesus de permanecer conosco até o fim do mundo. (Mt 28, 20)

Celebrar, adorar, contemplar – 17. ... É preciso em particular, cultivar, quer na celebração da missa, quer no culto eucarístico fora da missa, a viva consciência da presença real de Cristo, tendo o cuidado de testemunhá-la com o tom de voz, com os gestos, com os movimentos, com todo o conjunto do comportamento... o destaque que deve ser dado aos momentos de silêncio, seja na celebração, seja na adoração ... É necessário... por parte dos ministros e dos fiéis que seja marcado por um extremo respeito. A presença de Jesus no tabernáculo deve constituir como que um pólo de atração para um número sempre maior de almas apaixonadas.

18. A adoração eucarística fora da missa se torne, durante este ano, em empenho especial para cada comunidade paroquial e religiosa. Permaneçamos longamente prostados diante de Jesus presente na Eucaristia, reparando com nossa fé e nosso amor os descuidos, os esquecimentos e até os ultrajes que nosso Salvador deve sofrer em tantas partes do mundo. Aprofundemos na adoração a nossa contemplação pessoal e comunitária, servindo-nos também de subsídios de oração sempre marcados pela palavra de Deus...

Vicente de Paulo dos Santos

Coordenador Diocesano da EPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário